sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Antenas de telefonia celular rural começam a ser instaladas



Começaram a ser instaladas, na terça-feira (26), as primeiras cinco antenas do Programa Vozes da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, para telefonia celular e internet 3G nas áreas rurais. Na microbacia do Rio Santo Eduardo, no distrito de Santa Maria, em Campos dos Goytacazes, está sendo erguida uma antena com 40 metros de altura. A expectativa é de que até o dia 15 de setembro o equipamento já esteja operando em plenas condições, beneficiando 20 mil pessoas.

A chegada dessa tecnologia, com a implantação inicial de dez antenas, irá beneficiar cerca de 500 mil pessoas, especialmente aquelas que vivem nas áreas rurais, transformando o interior do estado. A inclusão digital permitirá melhorar a condição de vida da população do campo, oferecendo novas oportunidades de emprego e comunicação, seja através das redes sociais ou de aplicativos digitais, possibilitando o acesso a informações.

Nesta quinta-feira (28) a antena foi instalada na comunidade de Jacutinga, no município de Varre-Sai. Na sexta-feira (29), será a vez do distrito de São José do Ribeirão, em Bom Jardim. Na próxima semana as estruturas serão instaladas no distrito de Água Quente, em Teresópolis e Trapiche, em Macaé.

Com investimento do Banco Mundial no valor de R$ 18 milhões, o Programa Vozes da Produção pretende expandir a instalação de antenas em microbacias de 42 municípios atendidos pelo Rio Rural. Para a realização desta etapa será feito estudo de viabilidade técnica.





Fonte: Ascom

Novas plataformas ampliam produção



No final de 2014, a Petrobras terá colocado em operação dez plataformas em um período de dois anos, ampliando a capacidade de produção em 1,3 milhão de barris de petróleo por dia.
Neste ano, a companhia já deu início à produção das plataformas P-58 e P-62, ambas na Bacia de Campos. Ainda em 2014, será instalada a P-61, associada a uma plataforma de apoio à perfuração, também na Bacia de Campos. No pré-sal da Bacia de Santos, entrarão em operação até o fim do ano o FPSO Cidade de Mangaratiba e o FPSO Cidade de Ilhabela.
Em 2013, começaram a produzir os FPSOs Cidade de São Paulo e Cidade de Paraty, no pré-sal da Bacia de Santos. E também as plataformas Cidade de Itajaí, no pós-sal da Bacia de Santos, P-63 e P-55, estas duas últimas na Bacia de Campos.
O Plano de Negócios e Gestão da companhia prevê a entrada de 23 novas unidades de produção entre os anos de 2015 e 2018. Essas novas plataformas vão garantir, até 2018, uma produção de 3,2 milhões de bpd.
Plataforma — FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.
A.N.
Foto: Agência Petrobrás 




FONTE: FOLHA DA MANHÃ.

Economistas passam a ver expansão da economia abaixo de 1% em 2014




SÃO PAULO (Reuters) - Economistas de instituições financeiras passaram a ver expansão econômica no Brasil abaixo de 1 por cento neste ano após novos sinais de fraqueza, ao mesmo tempo em que melhoraram ligeiramente a perspectiva para a inflação e mantiveram o cenário para a política monetária após o Banco Central ter mantido o patamar do juro básico na semana passada mas deixado as portas abertas para eventuais mudanças. 

Em uma trajetória descendente que já dura oito semanas, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2014 caiu a 0,97 por cento na pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira, contra 1,05 projetado anteriormente. No ano passado, o PIB cresceu 2,5 por cento.


As expectativas de que a economia deve ter recuado no segundo trimestre aumentaram na semana passada com a queda de 0,18 por cento em maio do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do PIB.



Um dos maiores pesos sobre a economia é a indústria, e no Focus os agentes econômicos voltaram a piorar sua projeção, vendo agora uma contração da atividade de 1,15 por cento, ante queda de 0,90 por cento na semana anterior. 



Para 2015, a projeção para o crescimento do PIB foi mantida pela terceira semana em 1,50 por cento, enquanto a estimativa de crescimento da indústria caiu a 1,70 por cento, frente a 1,80 por cento. 


INFLAÇÃO 
Por outro lado, os agentes econômicos consultados no Focus reduziram a projeção para o IPCA, afastando-a um pouco do teto da meta do governo, que é de 4,5 por cento com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. A estimativa para a inflação oficial em 2014 passou agora a 6,44 por cento, contra 6,48 por cento anteriormente. 


Depois de o IPCA ter estourado o teto em junho com 6,52 por cento em 12 meses, o mercado aguarda a divulgação na terça-feira do IPCA-15 de julho. Para 2015, a projeção no Focus para o IPCA foi elevada a 6,12, contra 6,10 por cento. 



Para os próximos 12 meses, sofreu alta de 0,03 ponto percentual, a 5,95 por cento. Entretanto, o Top-5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções, continua vendo estouro da meta este ano, mantendo a projeção para o IPCA em 6,51 por cento. 



Para a política monetária, não houve alterações na perspectiva de que a Selic encerrará o ano no atual patamar de 11,00 por cento, depois de o BC ter decido na semana passada manter a taxa básica de juros nesse nível pela segunda vez seguida.[nL2N0PS01B] Diante da atividade fraca e da inflação elevada, o Comitê de Política Monetária (Copom) deixou as portas abertas para eventual mudança na política monetária, e os olhos agora se voltam para a ata da reunião, a ser divulgada na quinta-feira. 



Por enquanto, os economistas continuam vendo que novo ciclo de aperto monetário só começará em janeiro de 2015, com alta de 0,25 ponto percentual, sem alteração sobre a semana anterior, segundo o Focus.



FONTE: YAHOO.COM.BR

Guarda intensifica fiscalização de trânsito


photos

A Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou nesta quinta-feira (28) a fiscalização de trânsito nas ruas da área central. Quinze carros foram multados e rebocados por estarem estacionados em locais proibidos. A maioria dos veículos estava estacionada na Rua Barão de Miracema, que foi sinalizada pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) em virtude das obras na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão). Em toda extensão da rua foram implantadas placas indicativas de proibido parar e estacionar.
Segundo o comandante da GCM, Wellington de Souza Levino, a ideia é ofertar maior fluidez no trânsito, principalmente nas ruas que foram sinalizadas pelo IMMT em função das obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Campos.
- Os estacionamentos irregulares acabam atrapalhando a fluidez. Por isso que estamos intensificando e coibindo as irregularidades cometidas pelos motoristas – disse Levino, informando que os usuários já foram orientados pelos guardas quanto aos estacionamentos irregulares.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

Balcão de Emprego com mais de mil novas oportunidades nesta quinta


O Balcão Municipal de Emprego de Campos está disponibilizando mais de 1.141 vagas de emprego nesta quinta-feira (28/08). Situada na Avenida 28 de Março, 533, o Balcão de Emprego oferece oportunidades nas áreas de mecânico automotivo profissional, ajudante de pintura, auxiliar de escritório dentre outras.
Os interessados devem comparecer à sede do Balcão de Empregos portando currículo e documentos básicos (carteiras de trabalho e de identidade e CPF). Os telefones do balcão para maiores informações são (22) 2731-6963 e (22) 2731-6397.
Há também, oportunidades para pessoas com deficiência, como os cargos de auxiliar de serviços gerais, almoxarife e assistente administrativo, entre outros. O total de vagas para esta quarta-feira pode ser conferido no site da Prefeitura de Campos, no link Vagas Balcão de Emprego.



FONTE: URURAU.

Jornal do Brasil explica fracasso da grande mídia ao tentar atingir Garotinho e Marina

Garotinho e Marina


Jornal do Brasil

Em simulações de segundo turno das eleições para o governo do Rio, o candidato do PR, Anthony Garotinho, ganha de todos. Se a mídia vem se comportando contra a candidatura de Garotinho e a resposta é seu crescimento, novamente há uma inquietude entre os analistas. Da mesma forma a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, é atacada, mas cresce nas pesquisas. Cresce de forma assustadora, ocupando o vácuo do poder.

Com este comportamento, e faltando pouco menos de 40 dias para as eleições, o que se prevê é que as duas candidaturas podem ser ainda mais alavancadas. 

As denúncias estampadas na grande mídia não sugerem que estes candidatos estejam de alguma forma se locupletando. Pelo contrário. São denúncias nas quais o prejudicado é o povo, gerando uma expectativa de raiva nos mais desfavorecidos pela sorte.

As irregularidades que irritam e convencem o eleitor, se verdadeiras, são as denúncias que revelam a promiscuidade entre candidatos que representam o poder público e quem os ajuda, e que tem negócios com o poder público. Essas denúncias, sim, o povo não aguenta mais.

A candidata Marina Silva vem num crescendo, e qualquer tentativa de envolvê-la em assuntos que não dizem respeito a ela diretamente só servirá para embalar e alavancar ainda mais sua corrida ao poder. O povo percebe claramente que os poderes ou os poderosos temem aqueles que não proclamam mais serem defensores dos direitos da minoria. O povo quer mesmo aqueles com quem se identificam, aqueles que conheçam suas sofridões porque são também sofridos.

No caso recente, esta figura é representada por Marina Silva. Anteriormente, por Lula. O povo não aceita como líderes candidatos que são substitutos por qualquer vínculo. O povo quer aquele que ele identifica genuinamente como seu líder, e não aceita imposição de lideranças por qualquer tipo de processo.




FONTE: BLOG DO RALFE REIS.

A possibilidade de vitória no 1º turno
Foto de Inacio Teixeira; abaixo manchete de O Dia online
Foto de Inacio Teixeira; abaixo manchete de O Dia online


Ontem na saída do Restaurante Popular de Bangu ao ser questionado pelos jornalistas sobre o resultado da pesquisa IBOPE, que aponta minha liderança isolada com vantagem de 10 pontos, eu disse que poderia ganhar a eleição até no 1º turno. Mas a afirmação não foi uma bravata, tenho os pés muito no chão, sei que tenho um caminho árduo pela frente, apenas me baseio na questão dos votos válidos que vou mostrar para vocês.

Para um candidato se eleger no 1º turno precisa ter metade mais um dos votos válidos. E o que são os votos válidos? Trata-se da soma dos votos dados a todos os candidatos excluindo brancos e nulos.

Na eleição de 2010 os votos brancos e nulos somaram 14,5%. Ninguém questiona que na eleição deste ano haverá mais votos brancos e nulos. Vamos partir de uma situação hipotética em que os brancos e nulos cheguem a 18%. Logo os votos válidos seriam apenas 82%. Assim - seguindo nessa hipótese - um candidato que tiver 41,01% dos votos se elege no 1º turno.

Agora vamos aos números atuais da corrida eleitoral no Rio de Janeiro. O IBOPE me aponta com 28%, dentro da margem de erro posso estar com 30%. Nas nossas pesquisas internas eu estou com 32%, portanto faltariam 9 pontos para eu atingir os 41%. E ainda de acordo com o IBOPE temos 6% de indecisos. Além disso cada ponto percentual que tirar dos meus adversários vale por dois na conta dos válidos, porque eu subiria um ponto e a soma dos meus adversários diminuiria também um ponto percentual.

Como podem ver não é impossível vencer no 1º turno. Isso que eu quis mostrar aos jornalistas. Ainda temos um mês e uma semana de campanha, três debates na televisão, e, claro, muita sola de sapato para gastar. Não se preocupem que estou "calçando as sandálias da humildade", não tenho ilusões que ainda serei muito torpedeado pelos poderosos, as Organizações Globo à frente. Mas se continuarmos a fazer campanha com a mesma disposição, contando com a força do povo, sim, nós podemos vencer no 1º turno. Vamos trabalhar! 




FONTE: BLOG DO GAROTINHO.
Garotinho promete reduzir carga tributária no Rio

Fotos de Inacio Teixeira

Ontem estive na Rádio Saara, no maior centro comercial a céu aberto do Rio. Anunciei que vou reduzir a carga tributária para micros, pequenas e médias empresas. Essas empresas estão pagando dois tributos (bitributação) sobre o mesmo produto e/ou serviço, por conta de uma “política covarde” do governo do PMDB. 

As empresas estão enquadradas no Simples Nacional, que é um regime diferenciado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, cuja proposta é acabar com a burocracia e evitar a sobrecarga tributária. No entanto, o governo do Rio passou a cobrar também a Substituição Tributária, um imposto sobre a venda do comerciante, ou seja, no momento em que a mercadoria sai da indústria. 

O governo cobra do fabricante, mas este repassa automaticamente para as empresas. Estou assumindo o compromisso de acabar com essa covardia. No estado do Rio, as pequenas empresas estão perdendo competitividade e, consequentemente, fechando as portas. 

É preciso observar o caráter social das pequenas empresas. As 50 maiores empresas representam 90% da arrecadação do estado, então, não tem porque cobrar desses contribuintes menores, que geram milhares de empregos pra nossa população, uma fatura tão alta. Na verdade, eles dão muito mais (empregos e impostos) do que recebem do governo. Na Câmara Federal fui autor de um projeto que proíbe a cobrança da Substituição Tributária das empresas inscritas no regime do Simples. 





FONTE: BLOG DO GAROTINHO.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Câmara de Campos promulga Nova Lei Orgânica do Município

Solenidade contou com exposição sobre as sete Constituições do Brasil

A nova Lei Orgânica Municipal, que conta com 315 artigos e nove capítulos, foi promulgada na tarde desta terça-feira (26/08), em sessão na Câmara de Vereadores, em Campos. A solenidade contou com a presença de vereadores e autoridades civis e militares, além de representantes de entidades e instituições da sociedade civil organizada. 
A reforma da LOM define avanços importantes na educação, como a implantação gradual do ensino em tempo integral na rede pública, bem como a proposta específica de ensino para a zona rural levando-se em conta as peculiaridades de cada região. Ainda no capítulo da educação, a Lei Orgânica prevê também a questão da ênfase na capacitação profissional e na territorialidade, visando à construção de escolas de modo a reduzir as distâncias e facilitar o acesso do aluno à unidade escolar.
Outro capítulo interessante na Lei Orgânica diz respeito ao controle social sobre as empresas concessionárias de serviços públicos. De acordo com o texto, da LOM, anualmente, as concessionárias de serviços públicos deverão apresentar balancetes ao Legislativo, em audiência pública, com a participação dos usuários, relatório que evidencie a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, sendo o mesmo votado pelos vereadores, que, em caso de reprovação, recomendarão ao Executivo a adoção de providências.
O presidente da Câmara de vereadores, o vereador Edson Batista disse que a data é histórica, pois há exatos 262 anos, a capitania Paraíba do Sul voltava a ficar ligada a coroa portuguesa e a câmara ficou reconhecida como a legítima casa do povo.



FONTE: URURAU.

Telefonia celular rural e internet 3G chegam a região norte de Campos


Programa Vozes da Produção vai beneficiar 20 mil pessoas


Começaram a ser instaladas, nesta terça-feira (26/08), as primeiras cinco antenas do Programa Vozes da Produção, da Secretaria Estadual de Agricultura, para telefonia celular e internet 3G nas áreas rurais de microbacias atendidas pelo Programa Rio Rural. Na microbacia do Córrego do Rio Santo Eduardo, em Campos, o programa vai beneficiar os distritos de Santa Maria, Santo Eduardo e Espírito Santinho.
A antena, que será erguida em Santa Maria, terá 40 metros de altura. A expectativa é de que até o dia 15 de setembro o equipamento já esteja operando em plenas condições. A região norte do município, não contava com nenhum sinal de telefonia celular e internet. A medida vai beneficiar 20 mil pessoas diretamente.
A chegada dessa tecnologia, com a implantação inicial de 10 antenas, irá beneficiar cerca de 500 mil pessoas, especialmente aquelas que vivem nas áreas rurais, transformando o interior do estado. Além de Campos, também serão beneficiadas as cidades de Varre e Sai, Bom Jardim, Teresópolis e Macaé. A inclusão digital permitirá melhorar a condição de vida da população do campo, oferecendo novas oportunidades de emprego e comunicação, seja através das redes sociais ou de aplicativos digitais, possibilitando o acesso a informações.
Com investimento do Banco Mundial no valor de R$ 18 milhões, o Programa Vozes da Produção pretende expandir a instalação de antenas em micro bacias de quarenta e dois municípios atendidos pelo Rio Rural. Para a concretização desta etapa será feito estudo de viabilidade técnica.
O secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, ressaltou que o Programa Vozes da Produção esta criando condições de atratividade para que as pessoas possam viver bem no meio rural.



FONTE: URURAU.

Insegurança: TRE decide pedir forças federais nas eleições de outubro


Força nacional TRE

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu, na sessão desta quarta-feira (27), que vai solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a presença da Força Nacional de Segurança, “para garantir o bom andamento” das eleições. O presidente do tribunal, desembargador Bernardo Garcez, explicou que a decisão atende à jurisprudência do TSE e ao fato de que a convocação “vem ocorrendo desde a eleição de 2008.  Em um momento da sessão, houve a citação de que há atuação de organizações criminosas em 41 comunidades do estado.
Uma comissão, formada por três juízes do tribunal – além do presidente, o vice, desembargador Edson de Vasconcelos, e o desembargador federal Abel Gomes – e três advogados eleitorais vai estabelecer o critério de atuação das tropas com a Polícia Militar e a Polícia Federal, e fazer a interlocução com partidos e candidatos.
O TRE-RJ publicará uma resolução, formalizando a decisão e a formação da comissão, que se reunirá sempre que necessário para acompanhar o trabalho da Força Nacional e discutir eventuais dificuldades enfrentadas pelos candidatos.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

Ação contra INSS na Justiça deve ser precedida de requerimento administrativo


INSS capa 2

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27) que é preciso requerer benefícios previdenciários previamente, pela via administrativa, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para poder questioná-los na Justiça.  Por maioria de votos, os ministros aceitaram recurso do órgão para evitar que o segurado questione os pagamentos diretamente no Judiciário, sem solicitá-los à Previdência Social.  A decisão terá impacto em mais de 9 mil processos que estão parados em todo o Judiciário e aguardam decisão do Supremo.
De acordo com a decisão, a exigência é constitucional e não fere a garantia de livre acesso à Justiça. A maioria dos ministros seguiu voto de Luís Roberto Barroso, relator do recurso. Segundo o ministro, se o requerimento do benefício for rejeitado ou o cidadão quiser questionar a revisão do pagamento, poderá ingressar na Justiça, sem nenhum impedimento.
Durante o julgamento, representantes da Defensoria Pública da União e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário ressaltaram  que muitos trabalhadores têm dificuldades em solicitar os benefícios previdenciários ao INSS, especialmente os trabalhadores rurais.
O caso chegou ao STF por meio de um recurso impetrado pelo INSS contra decisão da Justiça Federal do Distrito Federal, que considerou desnecessário o pedido administrativo prévio como requisito para questioná-lo no Judiciário. Na sessão desta quinta-feira o plenário deve decidir os efeitos da decisão para os processos que estão em tramitação em todas as instâncias da Justiça.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

OAB avalia positivamente operação da PM


Luiz-Celso-OAB

Nos últimos dias, Campos foi sacudida com diversas operações feitas pela Polícia Militar. Em vários pontos da cidade, os agentes retiraram barricadas e obstáculos de vias de acesso em diversas comunidades no município. Para garantir a legitimidade da ação, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)/Campos, através da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo advogado Luiz Celso, acompanhou a Operação Pacificação. Ele falou nesta manhã ao Campos 24 Horas, e destacou que a iniciativa da PM foi positiva.
Segundo Luiz Celso, a presença da OAB foi para garantir que as ações não sigam os maus exemplos de ações parecidas que aconteceram na capital. “A OAB garantiu a legitimidade da ação. Evitando ações truculentas, prisões de inocentes e abusos de poder, como os que temos visto em ações similares na capital do estado”, afirmou.
Ele ressalta que a ação foi positiva, principalmente pela ausência de confronto armado e da garantia do direito de ir e vir dos cidadãos das comunidades assistidas pela ação.
O presidente da Comissão de Diretores Humanos destaca ainda que  ponto negativo na ação foi mostrar a total ausência do poder público nessas comunidades, demonstrando o quanto essa situação fazia mal a população.
A OAB irá encaminhar um ofício ao poder público para que todos os órgãos possam efetuar de maneira ampla e livre seus serviços nestes locais.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

Transporte: aprovada proposta de preço da Rogil


onibus - secom

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) anunciou nesta quarta-feira (27), na sede da Prefeitura, o resultado da análise da proposta de preço referente ao lote 3 da concorrência pública para concessão da exploração e da prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros do município. A empresa Rogil, após análise por parte da CPL da planilha apresentada, teve sua proposta de preço no valor de R$ 2,75 classificada.
A empresa Rogil é a única participante do terceiro lote da concorrência pública. A sessão foi suspensa para que a Comissão possa fazer a análise dos documentos de habilitação apresentados pela Rogil Transportes, que contém 101 páginas.
- Nos próximos dias será publicado no Diário Oficial (DO) do Município, o aviso com a data da nova sessão, para que seja anunciada a decisão referente à habilitação – informou o presidente da CPL, José Carlos Ferreira Monteiro.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

Dívida pública cai 1,35% em julho


Aprenda a atrair dinheiro

A Dívida Pública Federal (DPF) caiu 1,35% no mês de julho, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional divulgados na tarde desta quarta-feira (27). A DPF fechou o mês passado com R$ 2,173 trilhões, representando queda de R$ 29,79 bilhões em relação a junho. A razão da queda foi o resgate de R$ 82,88 bilhões, ao mesmo tempo que foram emitidos R$ 31,34 bilhões, resultando em um resgate líquido de R$ 51,53 bilhões.
De acordo com o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, a Copa do Mundo, que terminou em 13 de julho, influiu na menor emissão de títulos. “Um dos fatores que contribuíram para a menor emissão de títulos em julho foram os eventos de Copa do Mundo onde observamos uma diminuição do mercado secundário, mas está dentro do previsto. É uma retração natural do mercado, estavam com interesse desviado para outras coisas, que não o mercado em si”, explicou Garrido.
Ele lembrou também a concentração do vencimento de títulos, algo já previsto para o mês, para explicar a redução da DPF. A concentração do vencimento é típica do primeiro mês de cada trimestre por causa do fim do prazo de vigência de títulos prefixados. Dessa forma, a Dívida Pública Federal costuma registrar queda no estoque nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.
A dívida pública mobiliária – em títulos públicos – interna caiu 1,39%, passando de R$ 2,111 trilhões em junho para R$ 2,081 trilhões em julho. O motivo foi o resgate líquido de R$ 48,44 bilhões e o reconhecimento de R$ 19,16 bilhões em juros.
A dívida pública externa também teve queda de 0,56% sobre o estoque apurado em junho, fechando julho com R$ 91,21 bilhões, dos quais R$ 82,04 bilhões referentes à dívida imobiliária e R$ 9,17 bilhões à dívida contratual.
Por meio da dívida pública, o governo pega emprestado dos investidores recursos para honrar compromissos. Em troca, compromete-se a devolver o dinheiro com alguma correção, que pode ser definida com alguma antecedência, no caso de títulos prefixados, ou seguir a variação da taxa Selic, inflação ou câmbio.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

Foto de Inacio Teixeira; abaixo manchete de O Dia online
Foto de Inacio Teixeira; abaixo manchete de O Dia online


Ontem na saída do Restaurante Popular de Bangu ao ser questionado pelos jornalistas sobre o resultado da pesquisa IBOPE, que aponta minha liderança isolada com vantagem de 10 pontos, eu disse que poderia ganhar a eleição até no 1º turno. Mas a afirmação não foi uma bravata, tenho os pés muito no chão, sei que tenho um caminho árduo pela frente, apenas me baseio na questão dos votos válidos que vou mostrar para vocês.

Para um candidato se eleger no 1º turno precisa ter metade mais um dos votos válidos. E o que são os votos válidos? Trata-se da soma dos votos dados a todos os candidatos excluindo brancos e nulos.

Na eleição de 2010 os votos brancos e nulos somaram 14,5%. Ninguém questiona que na eleição deste ano haverá mais votos brancos e nulos. Vamos partir de uma situação hipotética em que os brancos e nulos cheguem a 18%. Logo os votos válidos seriam apenas 82%. Assim - seguindo nessa hipótese - um candidato que tiver 41,01% dos votos se elege no 1º turno.

Agora vamos aos números atuais da corrida eleitoral no Rio de Janeiro. O IBOPE me aponta com 28%, dentro da margem de erro posso estar com 30%. Nas nossas pesquisas internas eu estou com 32%, portanto faltariam 9 pontos para eu atingir os 41%. E ainda de acordo com o IBOPE temos 6% de indecisos. Além disso cada ponto percentual que tirar dos meus adversários vale por dois na conta dos válidos, porque eu subiria um ponto e a soma dos meus adversários diminuiria também um ponto percentual.

Como podem ver não é impossível vencer no 1º turno. Isso que eu quis mostrar aos jornalistas. Ainda temos um mês e uma semana de campanha, três debates na televisão, e, claro, muita sola de sapato para gastar. Não se preocupem que estou "calçando as sandálias da humildade", não tenho ilusões que ainda serei muito torpedeado pelos poderosos, as Organizações Globo à frente. Mas se continuarmos a fazer campanha com a mesma disposição, contando com a força do povo, sim, nós podemos vencer no 1º turno. Vamos trabalhar! 



FONTE: BLOG DO GAROTINHO.
Garotinho: um banquinho, um microfone e a força do povo

Fotos de Inacio Teixeira

Não tenho máquina, nem milhões na minha campanha, muito menos conto com o apoio dos poderosos, pelo contrário, com as Organizações Globo à frente, sou torpedeado quase todos os dias. Mas tenho o que os outros candidatos não têm: a força do povo. 

Eu estou revivendo os meus tempos de começo na política. Em 1988, quando me elegi pela primeira vez Prefeito de Campos, eu andava com um caixote de madeira, subia nele para fazer discursos e o povo me rodeava. Naquela época também enfrentava os poderosos, eram os usineiros de Campos. 

Hoje as pessoas sabem o que eu fiz por elas, por isso acreditam nos meus compromissos, confiam em mim. O povo do Rio de Janeiro quer de novo um governador que olhe por todos. 

Com fé em Deus e a força do povo vamos derrotar essa turma do PMDB que praticou o maior assalto aos cofres públicos da história do Rio de Janeiro. 




FONTE: BLOG DO GAROTINHO.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Banco paga menos por recursos, mas juro cobrado é maior desde 2011

Taxa bancária para pessoas físicas subiu para 43,2% ao ano em julho.
Também subiu juro bancário cobrado das empresas para 23,1% ao ano.


Nem mesmo a interrupção do processo de alta dos juros básicos por parte do Banco Central, que levou as instituições financeiras a pagarem menos pelos recursos captados no mercado financeiro, impediu os bancos de cobrarem juros maiores dos seus clientes pessoas físicas e empresas.
Segundo números divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (26), a taxa média de juros cobrada das famílias pelos bancos subiu pelo sétimo mês seguido em julho, para 43,2% ao ano. E atingiu, novamente, o maior patamar desde que o Banco Central começou a divulgar esses dados, em março de 2011. Em junho, a taxa estava em 43% ao ano.
Desde março deste ano, quando a autoridade monetária deu as primeiras sinalizações que poderia interromper o processo de alta dos juros básicos da economia, o que já gerou reflexo na curva de juros (usada como base para o quanto os bancos pagam pelos recursos), a taxa de captação dos bancos, que estava em 12,5% ao ano, recuou para 11,5% ao ano - patamar de julho. Ou seja, uma queda de um ponto percentual.
Mesmo assim, as instituições financeiras continuaram subindo os juros cobrados das pessoas físicas e das empresas. Em março deste ano, a taxa cobrada das pessoas físicas, nas operações com recursos livres, estava em 41,6% ao ano, passando para 43,2% ao ano em julho deste ano. Um aumento de 1,6 ponto percentual.
Spread bancário sobe
O aumento dos juros bancários com intensidade maior que a alta da taxa básica, e o não repasse do corte da taxa de captação nos últimos meses, gerou o aumento do chamado spread bancário, a diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram dos clientes.

O spread é composto pelo lucro dos bancos, pela taxa de inadimplência, por custos administrativos, pelos depósitos compulsórios (que são mantidos no Banco Central) e pelos tributos cobrados pelo governo federal, entre outros.
Em abril do ano passado, antes do início do processo de alta dos juros básicos da economia, o spread bancário nas operações com pessoas físicas estava em 25,4 pontos percentuais. Em junho deste ano, já estava em 31,3 pontos percentuais, passando para 31,7 pontos percentuais em julho – o maior valor da série histórica do BC, que começa em março de 2011.
Taxa média de empresas e geral
No caso das operações dos bancos com as empresas, ainda com base nos chamados recursos livres, a taxa média subiu de 22,6% ao ano em junho para 23,1% ao ano em julho – o maior patamar desde março deste ano.

Já a taxa média geral de todas as operações com recursos livres (pessoas físicas e empresas) subiu de 32% ao ano em junho para 32,3% ao ano em julho - o maior nível desde fevereiro de 2012, quando estava em 32,5% ao ano.

Campos, RJ, terá ações pelo Dia Nacional do Combate ao Tabagismo

Ação acontece das 8h às 18h desta sexta-feira (29).
Campos é 2ª cidade do estado em índice de abandono ao tabagismo.

Tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças, alerta o Ministério da Saúde (Foto: Reprodução/EPTV)

O Dia Nacional do Combate ao Tabagismo será celebrado na próxima sexta-feira (29) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde promoverá, das 8h às 16h, uma ação de orientação à população no pátio da Secretaria, sobre os malefícios do fumo, com panfletagem, teste de dependência à nicotina, aferição da pressão arterial e teste de glicemia.
Segundo a prefeitura, a cidade tem o segundo melhor índice de aproveitamento do estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao sucesso no abandono do tabagismo, perdendo apenas para a capital.
As informações são do coordenador do Programa, William Thomi, com base nos dados do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). “Atualmente temos cerca de 250 pacientes em tratamento e 2.752 pacientes cadastrados no nosso programa. Em 2013, tratamos 483 pessoas”, disse o coordenador.
Os grupos terapêuticos acontecem de segunda a sexta-feira, em três horários, inclusive à noite, para facilitar a vida da população. O tratamento dura cinco meses, aproximadamente, e conta com auxílio de medicamento à base de adesivo e goma de nicotina, além do acompanhamento de equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, psicólogo, médico, terapeuta comportamental, enfermeiros e assistente social. Após esse período, a coordenação oferece apoio aos pacientes para incentivar a perseverança.


FONTE: GLOBO.COM

Balança comercial: déficit de US$ 214 milhões

Superávit

Na semana passada, a balança comercial registrou déficit de US$ 214 milhões, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O resultado deveu-se a exportações no valor de US$ 4,308 bilhões e importações equivalentes a US$ 4,522 bilhões.
A corrente de comércio (soma de exportações e importações) atingiu US$ 8,830 bilhões (média diária de US$ 1,766 bilhão). No mês, o saldo é positivo em US$ 134 milhões e no acumulado do ano, o saldo é negativo em US$ 785 milhões.
A média diária das exportações chegou a US$ 861,6 milhões, 12,3% inferior à média acumulada nas três primeiras semanas de agosto. Segundo o ministério, isso aconteceu por causa da diminuição nas vendas externas de produtos básicos (soja em grão, minério de ferro, petróleo em bruto, farelo de soja e carne bovina) e manufaturados (autopeças, polímeros plásticos, veículos de carga e laminados planos). Por outro lado, cresceram as vendas de semimanufaturados (ouro em forma semimanufaturada, ferro-ligas e alumínio em bruto).
Do lado das importações, foi registrada retração de 4,8% no comparativo entre a quarta semana de agosto e a média das três primeiras semanas do mês. A queda é explicada, principalmente, pela diminuição nos gastos com combustíveis e lubrificantes, plásticos e obras, além de produtos siderúrgicos e farmacêuticos. A média diária das importações foi US$ 904,4 milhões.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

HFM lança programa de Gerenciamento de Resíduos

HFM divulgação

O Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu nesta segunda-feira (25), o lançamento do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da unidade hospitalar. Participaram da reunião, no Centro de Estudos do HFM, a direção, chefes de setores e servidores interessados no tema.
A coordenadora do programa, Cristiani Gossani, falou sobre a iniciativa. “Estamos reunindo inicialmente os chefes de setores, para que eles possam propagar frente aos seus colaboradores, a forma correta de descarte de resíduos e quanto isso é importante para o hospital e consequentemente para todos”, disse.
Na apresentação foram pontuados os objetivos principais, como adequação às normas, incentivos financeiros do Ministério da Saúde, aquisição de recursos financeiros através da reciclagem e incentivo à responsabilidade socioambiental.
— Já temos um abrigo de resíduos montado e equipado. Estamos sendo pioneiros no município e para colocarmos em prática o programa, estamos contando com o apoio do RH e de outros setores envolvidos — comemorou o diretor administrativo do HFM, José Antônio da Silva.
Ainda segundo José Antônio, a direção está empenhada para que a comissão seja logo montada. “Teremos uma nova reunião no dia 8 de setembro e esperamos definir nela a primeira comissão do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde do HFM”, informou.


FONTE: CAMPOS 24 HORAS.

Quissamã: Estão abertas vagas para motorista, capoteiro e manobreiro

Benefício é mais uma parceria do município com a Autoviação 1001

Candidatos a motoristas, capoteiro e movimentador (manobreiro) já podem se preparar. A Casa do Empreendedor, em Quissamã, está recebendo, desta segunda-feira (25/08) a sexta-feira (29/08), das 9h às 16h, currículos e agendando entrevistas para o preenchimento de vagas nessas áreas de trabalho.
O benefício é mais uma parceria do município, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda com a Autoviação 1001.
“Muitos moradores de Quissamã já aproveitaram as oportunidades oferecidas anteriormente e hoje estão efetivados no quadro funcional desta e de outras empresas com as quais firmamos parcerias”, explicou Renata Cavalcanti, responsável pela Casa do Empreendedor.
Para se candidatar às vagas é preciso estar atento aos requisitos exigidos para o recebimento do currículo e o agendamento da entrevista, como mostra os exemplos abaixo:
MOTORISTA
Sexo: Masculino
Idade: Acima de 27 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Requisito: Possuir carteira de habilitação categoria D ou E, com experiência acima de 4 anos em ônibus ou caminhão (3 anos em rodovias).
Observação: Salário + benefícios a combinar; escala 6 X 1.

CAPOTEIRO
Sexo: Masculino
Idade: Acima de 18 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Requisito: Experiência mínima de 6 meses

MOVIMENTADOR (MANOBREIRO)
Sexo: Masculino
Idade: Acima de 18 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Requisito: Possuir carteira de habilitação categoria D.
Observação: Não precisa ter experiência

Maiores informações podem ser obtidas na Casa do Empreendedor, na Avenida Barão de Vila Franca, no Centro, ou pelo telefone: (22) 2768-7029 ou 2768-9300 R: 9435.



FONTE: URURAU.

Hemocentro Regional de Campos sofre com mais uma baixa no estoque

Hemocentro funciona diariamente de 7 às 18h e está localizado no HFM

O Hemocentro Regional de Campos está com o estoque baixo e o comparecimento de doadores está abaixo da necessidade para manutenção do estoque.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com boa saúde, portar documento de identidade original e oficial, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas antes da doação e pesar mais de 50kg.
O Hemocentro funciona diariamente, de 7 às 18h, inclusive nos finais de semana, e está localizado no Hospital Ferreira Machado.


FONTE: URURAU.

Prestadores de serviço da Ampla cruzam os braços em seis cidades

Greve segue por tempo indeterminado e somente serviços emergenciais serão executados

Técnicos de três empresas que prestam serviço para a Ampla em Campos, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Macaé, São Gonçalo e Niterói cruzaram os braços por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira (26/08), reivindicando melhores condições de trabalho.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica do Norte e Noroeste Fluminense (STIEENF), Otacílio de Souza Júnior, os trabalhadores reivindicam isonomia no ticket refeição, plano médico sem coparticipação, já que atualmente, segundo Otacílio, é descontado um percentual do salário do trabalhador e o mesmo ainda deve pagar por consultas, em caso de necessidade. Além disso, os funcionários reivindicam piso salarial condizente com a categoria da função que exercem, técnico eletrotécnico.
Após assembleia em frente a subestação da Ampla, na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), no Parque Rosário, os trabalhadores seguiram em caminhada até a sede do sindicato, na Avenida 28 de Março, onde decidiriam quem seriam os funcionários que deveriam trabalhar a fim de cumprir a determinação de manter 30% do efetivo durante o movimento de greve.
Durante a paralisação dos trabalhadores, somente serviços emergenciais serão executados.



FONTE: URURAU.

Primeiro carregamento de minério de ferro chega ao Porto do Açu

Empresa confirma que foi realizada a chegada segura ao Porto

Chegou ao Porto do Açu neste domingo (24/08), a primeira polpa de minério bombeada por meio do mineroduto de 529 km e provenientes da mina e da planta de beneficiamento, em Minas Gerais. As operações do terminal de minério de ferro do Porto do Açu são gerenciadas pela joint-venture Ferroport, com participação de 50% da Anglo American e 50% da Prumo Logística. O anúncio foi feito pela Anglo American, que ressaltou que o comissionamento do Projeto Minas-Rio continua a alcançar metas importantes para a realização do primeiro embarque de minério de ferro no final de 2014. 
Como confirmado ao mercado no dia 25 de julho de 2014, a Anglo American está no processo final para a realização do primeiro embarque do Projeto Minas-Rio no final de 2014. Nos próximos meses, todo o trabalho de comissionamento e de testes continuará a ser realizado na mina, planta de beneficiamento, mineroduto e nas instalações do porto para garantir a entrega segura do empreendimento.
Sobre o Projeto Minas-Rio

Principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras e atingirá, em sua primeira fase, uma capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).


FONTE: URURAU.



Notícia sobre o Registro de candidatura de Garotinho ao cargo deputado federal

Hoje vamos falar sobre o Registro do candidato de Garotinho.  A MPE entrou com pedido de impugnação do registro do mesmo por cau...