quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Foto de Inacio Teixeira; abaixo manchete de O Dia online
Foto de Inacio Teixeira; abaixo manchete de O Dia online


Ontem na saída do Restaurante Popular de Bangu ao ser questionado pelos jornalistas sobre o resultado da pesquisa IBOPE, que aponta minha liderança isolada com vantagem de 10 pontos, eu disse que poderia ganhar a eleição até no 1º turno. Mas a afirmação não foi uma bravata, tenho os pés muito no chão, sei que tenho um caminho árduo pela frente, apenas me baseio na questão dos votos válidos que vou mostrar para vocês.

Para um candidato se eleger no 1º turno precisa ter metade mais um dos votos válidos. E o que são os votos válidos? Trata-se da soma dos votos dados a todos os candidatos excluindo brancos e nulos.

Na eleição de 2010 os votos brancos e nulos somaram 14,5%. Ninguém questiona que na eleição deste ano haverá mais votos brancos e nulos. Vamos partir de uma situação hipotética em que os brancos e nulos cheguem a 18%. Logo os votos válidos seriam apenas 82%. Assim - seguindo nessa hipótese - um candidato que tiver 41,01% dos votos se elege no 1º turno.

Agora vamos aos números atuais da corrida eleitoral no Rio de Janeiro. O IBOPE me aponta com 28%, dentro da margem de erro posso estar com 30%. Nas nossas pesquisas internas eu estou com 32%, portanto faltariam 9 pontos para eu atingir os 41%. E ainda de acordo com o IBOPE temos 6% de indecisos. Além disso cada ponto percentual que tirar dos meus adversários vale por dois na conta dos válidos, porque eu subiria um ponto e a soma dos meus adversários diminuiria também um ponto percentual.

Como podem ver não é impossível vencer no 1º turno. Isso que eu quis mostrar aos jornalistas. Ainda temos um mês e uma semana de campanha, três debates na televisão, e, claro, muita sola de sapato para gastar. Não se preocupem que estou "calçando as sandálias da humildade", não tenho ilusões que ainda serei muito torpedeado pelos poderosos, as Organizações Globo à frente. Mas se continuarmos a fazer campanha com a mesma disposição, contando com a força do povo, sim, nós podemos vencer no 1º turno. Vamos trabalhar! 



FONTE: BLOG DO GAROTINHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícia sobre o Registro de candidatura de Garotinho ao cargo deputado federal

Hoje vamos falar sobre o Registro do candidato de Garotinho.  A MPE entrou com pedido de impugnação do registro do mesmo por cau...