quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Oportunidade de escolarização


Mais do que concluir os estudos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino tem possibilitado a realização de sonhos pelas pessoas que, por diferentes motivos, não conseguiram terminar o Ensino Fundamental na idade certa. Um total de 26 escolas em Campos disponibiliza aulas da 1ª à 9ª fase (equivalente a 1º e 9º ano do Ensino Regular).
Segundo a professora da turma de 1ª à 3ª fase, Simone Almeida, há 10 atuando na modalidade EJA, o trabalho é muito gratificante e dá a certeza de que os alunos estão ali porque realmente querem e precisam. “Para eles, tudo o que passamos faz muita diferença. Procuro dar o melhor de mim para vê-los vibrando com as conquistas”, disse satisfeita.
O curso presencial do EJA envolve o 1º segmento/ Ensino Fundamental com duração de quatro semestres e 1.600 horas, o 2º segmento/ Ensino Fundamental com quatro semestres e 1.600 horas e o 3º segmento/ Ensino Médio, de três semestres, com  1.200 horas.
Estado e Municípios integram convênio
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas do Fundamental e Médio da rede pública brasileira e adotada por algumas redes. A partir de 2002, o governo federal criou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), por meio do qual pode, e através de convênio com estados e municípios, substituí-los na realização de exames supletivos.
Ela é formada por 17 membros, sendo quatro representantes dos governos federal (Secad e SEB/MEC), estaduais (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e municipais (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); um representante da Unesco, órgão das Nações Unidas e um das instituições de ensino superior; e dez representantes da sociedade civil (fóruns de EJA, movimentos de alfabetização, trabalhadores da educação, movimentos sociais do campo, de indígenas, afrodescendentes e juvenis, bem como organizações não governamentais dedicadas a questões da educação e do meio ambiente.



FONTE: FOLHA DA MANHÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícia sobre o Registro de candidatura de Garotinho ao cargo deputado federal

Hoje vamos falar sobre o Registro do candidato de Garotinho.  A MPE entrou com pedido de impugnação do registro do mesmo por cau...