15/ago/2012
O município de Campos avançou 12,5% no primeiro segmento do Ensino Fundamental, segundo resultados do Ideb 2011, e no segundo segmento teve expansão de 10%, ultrapassando em 6% a projeção do Ministério da Educação (MEC) para o município em 2011.
A evolução de 2009 a 2011 foi de 3.3 para 3.6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais foi de 3.1 para 3.4, ultrapassando a meta prevista do MEC. O processo de evolução foi referendado pelo desempenho da Prova Brasil, com salto de 4.97 para 5.25. “O avanço mostra a superação de quadro de abandono de 2009, com a rede física sucateada, ausência de programa de livro didático. Tivemos a transferência de 10 mil alunos da rede estadual para o município, número superior ao total de estudantes de Quissamã e São João da Barra. Alunos que vieram com conhecimento defasado, de um sistema de avaliação baseado na Promoção Automática, a maior parte com repetências”, informa a secretária de Educação, Joilza Rangel.
Investimentos mostram resultados
Ainda segundo Joilza, o índice do segundo segmento teve expansão de 10%, “ultrapassando em 6% a projeção do MEC para Campos em 2011, enquanto a capital fluminense registrou aumento de 8,8%, inferior a Campos”.
A secretária ressalta que mais de 190 escolas foram reformadas e 11 novas entregues, como Escolas e Creches Modelos. “Foi adotado um Programa do Livro Didático, unificando o aprendizado; implantado o Plano de Cargos e Salários dos professores, entre outras melhorias, que resultaram no avanço das notas da rede municipal, que tem 60 mil alunos, 5 mil professores e mais de 240 unidades”.
Segundo Joilza, todos os esforços promovem resultados como os alcançados pelo Ciep Municipalizado Maestro Villa-Lobos, que teve crescimento de 96%, indo de 2.5 para 4.1; e o Ciep Municipalizado Professora Carmem Carneiro, que passou da nota 1.1 em 2009 para 2.4 em 2011, crescendo 118%
Fonte:ODIAIRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário