domingo, 12 de agosto de 2012

“Eleição pode ser decidida no 1º turno”


11/ago/2012


Paulo Renato Pinto Porto
Diretora do Instituto Precisão, a psicóloga Alessandra Machado avalia a última pesquisa de intenção de votos com relação as eleições de outubro, em Campos. Segundo ela, não há dúvidas de que a prefeita Rosinha, candidata à reeleição pela Coligação Campos de Todos Nós, tem a preferência dos eleitores, mas ainda é cedo para fazer prognósticos quanto ao resultado do pleito. No entanto, “se mesmo durante a campanha eleitoral dos diversos candidatos a prefeito na TV e no rádio não houver fatos que alterem o cenário das candidaturas, ou nenhum dos candidatos apresentar crescimento significativo de intenção de voto, muito provavelmente a eleição será concluído no primeiro turno”.
Quanto as pesquisas para vereador, de acordo com Alessandra, alguns fatores dificultam a projeção de resultados nas pesquisas, entre eles, o alto índice de eleitores indecisos até poucos dias antes das eleições. “Isso é causado em parte pelo grande número de opções existentes”, disse.
O Diário – Qual é a sua avaliação sobre o resultado dessa última pesquisa?
Alessandra Machado - A pesquisa não deixa dúvidas de que nesta fase inicial do processo eleitoral a candidata à reeleição Rosinha Garotinho tem a preferência da maioria absoluta dos eleitores e se as eleições fossem hoje ela ganharia no primeiro turno. Entretanto, ainda é muito cedo para se fazer prognósticos quanto ao resultado das eleições municipais, pois somente a partir de agora a população irá, gradativamente, se direcionar para a agenda das eleições, algo que ocorrerá de maneira decisiva quando se iniciar o horário da propaganda eleitoral na TV e no rádio. Se mesmo durante a campanha eleitoral dos diversos candidatos a prefeito na TV e no rádio não houver fatos que alterem o cenário das candidaturas, ou nenhum dos candidatos apresentar crescimento significativo de intenção de voto, muito provavelmente a eleição será concluído no primeiro turno (7 de outubro).
OD – Sabe-se que vocês trabalham também com a pesquisa qualitativa. Quais então seriam os principais aspectos que levam Rosinha a superar por esta margem seus adversários na pesquisa de intenção de votos?
Alessandra Machado - O Instituto Precisão realiza pesquisas qualitativas há aproximadamente dez anos, contando com equipe técnica experiente e completa infraestrutura para a realização desta modalidade de pesquisa em Campos. As pesquisas qualitativas permitem evidenciar alguns aspectos relevantes para justificar os bons índices atuais de intenção de voto da candidata Rosinha, como por exemplo: a própria imagem pessoal da prefeita que é percebida de forma bastante positiva; a avaliação positiva também do seu governo, com destaque para alguns programas implantados na gestão atual, como as casas populares, a passagem social, o emergência em casa e as campanhas de vacinação, dentre outros. As pesquisas qualitativas em Campos revelam ainda certo grau de desconhecimento da população quanto ao que esperar da gestão pública municipal, isso se revela pelo nível de expectativa, entusiasmo ou indiferença dos eleitores com relação ao que esperar da gestão futura da cidade. Diante desta realidade, todos os candidatos a prefeito têm como maior desafio comunicar adequadamente à população como irão contribuir para a construção de um futuro melhor para Campos.
OD – Como avalia a relação entre os últimos resultados das pesquisas feitas pelo Instituto Precisão e os resultados depois verificados nas urnas, já que ouve-se algumas vozes de setores da sociedade, inclusive adversários do grupo da prefeita, sobretudo em alguns blogs, que questionam a pesquisa?
AM - Embora as pesquisas sejam uma importante ferramenta de acesso à informação para a sociedade, as pesquisas eleitorais, quando divulgadas, são alvo de críticas e elogios, dependendo do que revelam e sobre quem relevam. Isso ocorre pelo mito de que as pesquisas eleitorais induzem o comportamento dos eleitores. O Instituto Precisão é uma instituição de Campos fundada em 1996, que se consolidou como referência em pesquisa de opinião e mercado nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em Campos, as pesquisas eleitorais ganharam visibilidade e atenção apenas nos últimos oito anos, quando o processo eleitoral se tornou mais acirrado. No período entre 2004 e 2006 tentou-se politizar as pesquisas eleitorais em Campos, procurando vinculá-las a interesses de grupos partidários, o que é comum acontecer em diversas cidades durante os períodos eleitorais, numa tentativa de desqualificar não apenas as pesquisas, mas também os próprios Institutos que as realizam.
Em toda a sua história, o Instituto Precisão sempre se utilizou de metodologia de pesquisa própria, equipe de profissionais qualificados e princípios éticos para a realização de suas pesquisas, o que sempre lhe conferiu credibilidade junto aos seus clientes. Quanto aos eventuais questionamentos das pesquisas do Instituto Precisão, respeitados os limites da estatística, caberia uma análise técnica dos resultados das pesquisas divulgadas pelo Instituto Precisão no município de Campos nos últimos 10 anos. Estes resultados deveriam ser confrontados com outras pesquisas realizadas no município em períodos similares e divulgadas por institutos de grande porte. Da mesma forma, poder-se-ia confrontar os resultados das pesquisas divulgadas em períodos próximos das eleições com os resultados das eleições. Qualquer estudo sério chegaria à conclusão de que a metodologia do Instituto Precisão é bastante confiável e a população de Campos tem acesso à informação de qualidade a cada vez que uma pesquisa do Instituto Precisão é divulgada.
OD – A eleição de 2004 foi uma coisa atípica… Qual sua avaliação sobre aquela conturbada disputa e as interferências externas que acabaram por terminar em sua anulação. Como os institutos de pesquisa lidam com as interferências das forças do imponderável numa pesquisa eleitoral? 
AM - A eleição de 2004 em Campos foi marcada por uma disputa muito acirrada entre os candidatos apoiados pelo governo do estado e pelo governo municipal, sendo inclusive a primeira vez em que houve segundo turno no município. Tal acirramento provocou inclusive um processo de politização das pesquisas eleitorais, tentando-se vincular os seus resultados a interesses de grupos políticos visando comprometer a credibilidade das pesquisas eleitorais.
As pesquisas eleitorais naquele ano foram uma importante ferramenta para os diversos partidos revelando, por exemplo, o teto de crescimento do candidato apoiado pelo governo do estado, bem como revelando o crescimento do candidato do governo municipal, faltando apenas três dias para o pleito, possibilitando a sua ida para o segundo turno das eleições. Para que uma pesquisa de opinião possa gerar resultados confiáveis é preciso que as pessoas entrevistadas se sintam a vontade para se manifestar sobre o tema da pesquisa. Alguns temas como aborto e drogas não são simples de serem abordados, aumentando bastante a complexidade da pesquisa. O processo eleitoral de 2004 em Campos, principalmente no segundo turno das eleições levou os eleitores a não ficar a vontade para se manifestarem quanto as suas preferências. Isso dificultou fortemente a realização das pesquisas eleitorais por parte de todos os institutos de pesquisa. Durante o segundo turno, embora as pesquisas do Instituto Precisão e do Ibope apontassem uma ligeira vantagem para o candidato apoiado pelo governo do estado, o resultado da eleição foi favorável ao candidato apoiado pelo governo municipal. Este mesmo fenômeno também ocorreu em pesquisa de boca de urna realizada pelo Instituto Precisão no dia das eleições. Após este fato de 2004, os processos eleitorais para prefeito de Campos não mais chegaram ao mesmo nível de disputa e os resultados das eleições acabaram acompanhando as previsões apontadas pelas pesquisas eleitorais.
OD – Qual sua analise sobre eleição para vereador? Considera que haverá menor ou maior aumento no percentual de renovação, tendo em vista que a Câmara agora terá 25 cadeiras? 
AM - Existem fatores bem peculiares quanto à eleição para vereador que dificultam a projeção de resultados a partir de pesquisas eleitorais. Um desses fatores é o alto índice de eleitores indecisos até poucos dias antes da eleição, causado em parte pelo grande número de opções existentes.Para as próximas eleições identifica-se espaço a ser ocupado por novos nomes em função da não participação no pleito de algumas lideranças, até mesmo por motivo de falecimento de importantes quadros políticos nos últimos anos.
OD – Como e quando surgiu o Instituto Precisão, sua trajetória e os produtos ou serviços que desenvolve? 
AM - O Instituto Precisão foi criado em 30/05/1996 tendo, portanto, dezesseis anos de existência. A sua construção representou uma decisão empreendedora de institucionalizar uma atividade que até então era realizada por mim e pelo meu irmão de maneira informal, a partir da experiência que adquirimos atuando profissionalmente na prestação de serviços ao Partido Democrático Trabalhista – PDT no início da década de 1990. A partir do acúmulo de experiências com a participação no processo de realização de pesquisas eleitorais, tomamos a decisão de nos especializarmos tecnicamente no assunto e aproveitarmos o nicho de mercado que se abria naquela época na região. Com a criação do Instituto tivemos os nossos primeiros clientes nos municípios de São João da Barra e São Fidélis e as primeiras pesquisas eleitorais foram publicadas ainda no ano de 1996. Ao longo desses dezesseis anos o Instituto cresceu na oferta de produtos relacionados às ferramentas de marketing e de gestão organizacional, onde se incluem as pesquisas quantitativas (domiciliares e via telefone) e qualitativas, os serviços de callcenter ativo e receptivo com estrutura para até 50 postos de atendimento, e ferramentas de software próprias voltadas para o apoio à gestão organizacional. Alguns outros produtos estão em fase de pesquisa e desenvolvimento e deverão ser oferecidas ao mercado até o próximo ano.
OD – Há previsão de realização de mais algumas pesquisas em Campos ou em outra cidade da região ou do Estado sobre as eleições 2012? 
AM - Nos anos de eleições municipais a demanda por pesquisas quantitativas e qualitativas é enorme. Neste período há clientes de muitos municípios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais que contratam o Instituto Precisão para realizar pesquisas eleitorais. Em alguns municípios serão diversas pesquisas realizadas até a data da eleição de 2012. Muitas dessas pesquisas são para consumo interno de candidatos e partidos e não serão divulgadas nos veículos de comunicação, visto que a decisão quanto à divulgação de uma pesquisa é sempre do cliente que a contratou.
OD – A região da Bacia de Campos atravessa um ciclo econômico bastante favorável nos próximos anos com os investimentos no Açu e Barra do Furado. Como especialista em aferição de tendências na opinião publica, sua previsão é de que futuramente teremos em breve um perfil diferente de eleitorado com a migração da população de fora para cá em busca de trabalho? 
AM - O cenário atual aponta para um novo ciclo de desenvolvimento econômico a partir dos grandes volumes de investimentos privados na região. Isso causará impactos na cultura local, influenciando praticamente todas as dimensões que envolvem as relações sociais, o que incluiu a mudança no perfil do eleitor. Entretanto, a população do município de Campos tem se mostrado muito politizada e crítica. Se nos curso dos próximos anos a população fizer a sua parte e cobrar dos agentes públicos que cumprimento do seu papel institucional, o município poderá ser avançar muito e se tornar referência para o país.










Fonte:Odiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícia sobre o Registro de candidatura de Garotinho ao cargo deputado federal

Hoje vamos falar sobre o Registro do candidato de Garotinho.  A MPE entrou com pedido de impugnação do registro do mesmo por cau...